O Bispo

Dom Vicente Costa

5º Bispo Diocesano de Jundiaí

Ordenação Episcopal: 19/09/1998

Eleito Bispo Diocesano de Jundiaí: 30/12/2009

Posse como Bispo Diocesano de Jundiaí: 07/03/2010

Lema: Quodcumque dixerit vobis, facite — “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)
Dom Vicente Costa, tomou posse aos 7 de março de 2010, como 5º Bispo Diocesano, provindo da Diocese de Umuarama (PR) e trazendo na bagagem uma rica experiência pastoral como Bispo.

Tem realizado um trabalho pastoral intenso, agindo em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Reformulou os Conselhos da Ação Evangelizadora nos diferentes níveis – Diocesano, Regional e Paroquial –, dando nova vitalidade para a pastoral diocesana. Criou vários estatutos e regimentos, regulamentando algumas atividades já existentes, dentre os quais se destaca o Regimento dos Conselhos de Economia e Administração.

Implantou as coordenações diocesanas das pastorais da Pessoa Idosa e do Dízimo. Criou o Conselho Diocesano de Leigos e a 10ª Região Pastoral. Lançou e executou dois Planos Diocesanos de Ação Evangelizadora e apoiou a implantação de três novos cursos no Centro Catequético: Catecismo da Igreja Católica, Doutrina Social da Igreja, Missiologia. Reformulou e atualizou as Normas e Diretrizes Diocesanas para o Sacramento do Batismo e vem preparando a Diocese para integrar-se ao Projeto Missionário Sul1 – Norte 1 da CNBB.

Criou quatro novas paróquias, ordenou 18 presbíteros e 19 diáconos permanentes e estabeleceu como prioridade o zelo pastoral para com os padres, através da Pastoral Presbiteral.

Fonte: http://www.dj.org.br/a-diocese/historico/